INCLUSÃO DO DEFICIENTE AUDITIVO NAS ESCOLAS URBANAS E RURAIS DO MUNICÍPIO DE MAZAGÃO-AP

RESUMO

O tema da educação inclusiva tem despertado no meio educacional, preocupações e entusiasmos, preocupações devido as dificuldades acerca do que engloba a inclusão e entusiasmos visto que algumas conquistas já foram alcançadas. A educação para todos implica, portanto, um sistema educacional que reconhece, respeita e responde, com eficiência pedagógica, a cada aluno que nele se encontra inserida. O presente trabalho teve como objetivo pesquisar como está ocorrendo a inclusão de alunos com deficiência auditiva em duas escolas do município de Mazagão-AP. A pesquisa foi realizada nas escolas estaduais Dom Pedro I e Fagundes Varela, participaram da pesquisa 26 professores e 3 coordenadores. A pesquisa de campo teve uma abordagem qualitativa, com método indutivo, sendo recurso utilizado a aplicação de questionário contendo perguntas abertas e fechadas. Os dados foram categorizados e analisados através da sintetização das respostas e leitura detalhada de todo o material transcrito para identificação de categorias de análise, conforme Bardin (1977). Na percepção dos docentes e coordenadores os ensinos inclusivos implantados nas instituições são considerados regulares, e os desafios encontrados listam-se como: falta de formação continuada, ausência da família e a ausência de um intérprete na prática em sala de aula.

Autores: Cledison dos Santos Rocha e Etaciamara Criscia Carvalho da Silva.

Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

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