Modelo de Artigo: ODR - AP
A presente proposta objetiva apoiar ações de consolidação dos programas de pós-graduação em desenvolvimento regional – PPGMDR e em educação – PPGED da UNIFAP, assente na implantação do Observatório de Desenvolvimento Regional na UNIFAP. O Observatório é uma iniciativa pioneira do Ministério de Desenvolvimento Regional (http://odr.mi.gov.br/), com adesão de várias instâncias públicas e privadas, com foco no aumento e melhoria continua das capacidades locais para formulação e implementação de políticas públicas em áreas estratégicas (BRASIL/MDR, 2020).
Observatórios são instrumentos fundamentais para a formulação de políticas públicas. São estruturas lógicas, articuladas em redes, que se complementam na sistematização de dados sobre determinada realidade e na elaboração de cenários, provendo as instituições de capacidade para identificação de problemas e tomada de decisão. Entre os temas que estarão ancorando a base de dados do Observatório, os indicadores da educação, em diferentes escalas, têm alta relevância para o planejamento de políticas públicas no Amapá, motivo da proposta conjunta entre dois programas de pós-graduação, o PPGMDR e o PPGED.
Ao definir a educação como fator principal para o desenvolvimento do Amapá, a proposta pretende fortalecer os programas de pós-graduação (PPGMDR e PPGED) como estratégia de instrumentalização do Observatório a ser disponibilizado para a sociedade, os governos e o setor privado. Em complementaridade, os investimentos nas pesquisas apoiadas pelas bolsas estarão diretamente vinculadas a ações de extensão que visam intensificar a inserção social da proposta.
Entre os objetivos específicos constam: (1) Apoiar a formulação, implementação e monitoramento de políticas públicas no Amapá; (2) Proporcionar formação de recursos humanos em alto nível com apoio de bolsas de mestrado e pós-doutorado; (3) Aumentar a produção acadêmica e; (4) Realizar atividades de monitoramento e de divulgação de resultados.
A contrapartida da UNIFAP está planejada em termos de: a) designação de uma equipe de quatro docentes permanentes para a implementação das atividades previstas na proposta; b) montagem do laboratório que receberá a estrutura física e lógica do Observatório de Desenvolvimento Regional; c) planejamento para futuros concursos docentes em áreas de conhecimento que tenham aderência a presente estratégia de fixação de recursos humanos de alto nível na UNIFAP.
Autor: Fulano de tal