MACAPÁ

História

Macapá se originou de um destacamento militar fixado no mesmo local das ruínas da antiga Fortaleza de Santo Antônio, a partir de 1740. Este destacamento surgiu em razão de constantes pedidos feitos pelo governo da Província do Grão Pará e Maranhão (a quem as terras do Amapá estavam juridicamente anexadas), João de Abreu Castelo Branco, que desde 1738, sentindo o estado de abandono em que se encontrava a Fortaleza, solicitava à Coroa portuguesa providências urgentes.
Em 1740 o rei português D. João, autorizou o governador do Pará a construir um fortim no mesmo local das ruínas da fortaleza de Santo Antônio, e enviou um projeto de construção de um pequeno forte idealizado pelo sargento-mor Manuel de Azevedo Fortes e pelo engenheiro-mor do reino, Miguel Luís Alves. Deste forte originou-se Macapá.
Depois que D. José I assumiu o trono português, o Marquês de Pombal assumiu o ministério real e nomeou Francisco Xavier de Mendonça Furtado para o comando das Armas da Província do Pará, assim como para a presidência da própria província, gozando de plenos poderes para promover a fundação e colonização de vilas na Amazônia Setentrional. É nesta época que Macapá assiste à chegada dos colonos dos Açores.
Em 2 de fevereiro de 1758, Mendonça Furtado instala os poderes Legislativo e Judiciário da vila, e em 4 de fevereiro, dois dias depois, eleva o povoado à categoria de vila. 

O MUNICÍPIO DE MACAPÁ

0 km²
extensão territorial
0
população
0
idhm
0 hab/km²
densidade demográfica

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

GESTÃO MUNICIPAL

  • Prefeito: Antônio Paulo De Oliveira Furlan
  • Partido: Cidadania
  • Endereço Da Prefeitura: Avenida Fab, 840 – Centro
  • CEP: 68900-073

PARA MAIS INFORMAÇÕES

CNM

Apresenta dados geográficos, estatísticos, IDMS e transferências sobre o município.

Prefeitura de Macapá

Você encontrará todos os programas, serviços, secretarias e informações em geral sobre a cidade.

IBGE - Cidades

Dados sobre o município de Amapá no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística