Eixos do Projeto

         A divisão em eixos estratégicos no plano diretor é essencial para melhor gerir e trabalhar toda a complexidade da sua construção, além de que, foca no desenvolvimento de aspectos importantes do lugar para o qual o planejamento está direcionado.

Arquitetura e Urbanismo

O eixo Arquitetura e Urbanismo tem a responsabilidade de reunir todas as demandas e orientações das demais áreas/eixos, além das suas próprias, numa linguagem sócio-espacial-ambiental. O resultado esperado é um plano de uso e ocupação sustentável, que vise o melhor aproveitamento dos recursos e desempenho das construções e espaços do campus, além da aproximação, segurança e conforto dos seus usuários, que neste plano inclui não apenas servidores e discentes, mas a sociedade amapaense como um todo.

Geoprocessamento

O eixo do Geoprocessamento fará o uso de um conjunto de métodos e técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento da informação geográfica. Há uma série de aplicações do geoprocessamento nas mais diversas áreas do conhecimento. No Plano Diretor do Campus Marco Zero da UNIFAP, o geoprocessamento será utilizado no mapeamento e na análise do Uso e Ocupação do Solo e na produção cartográfica de temas ligados a outros eixos.

Uso do Solo e Ocupação do Solo

O eixo do Uso e Ocupação do Solo fará o levantamento e o mapeamento dos tipos de uso, da localização e do arranjo espacial das edificações, das áreas verdes, do solo exposto, das passarelas e vias de acesso do Campus Marco Zero, com o objetivo de conhecer a utilização atual do espaço para assim contribuir com o planejamento urbanístico e ambiental que orientará a futura expansão do campus.

TIC

O eixo de TIC busca o levantamento, o diagnóstico e a proposta de diretrizes relacionadas à Tecnologia da Informação e Comunicação, visando preparar o campus Marco Zero para as demandas tecnológicas cada vez mais crescentes. Para isso, estão sendo consideradas as diretrizes de Cidades Inteligentes mapeadas para o que se entende como Campus Inteligente.

Resíduos Sólidos

O eixo resíduos sólidos vai fazer o levantamento das formas de geração, coleta, armazenamento e destinação de resíduos sólidos com o objetivo de propor uma gestão ambientalmente adequada e sustentável no Campus Universitário Marco Zero.

Patrimônio Ambiental

O eixo Patrimônio Ambiental visa realizar o levantamento florístico dos fragmentos florestais e das áreas urbanizadas, mapeando e identificando as espécies principais do Campus Marco Zero da UNIFAP com o objetivo de conservar e de oferecer diretrizes para tornar esse conhecimento acessível a toda comunidade.

Patrimônio Cultural e Arqueológico

O eixo Patrimônio Cultural e Arqueológico vai realizar o levantamento arqueológico, histórico, cultural e ambiental sobre a área do Campus Marco Zero da UNIFAP com o objetivo de proteção e preservação dos mesmos.

Drenagem

O eixo Drenagem tem por objetivo criar diretrizes para auxiliar na elaboração dos projetos vinculados a área dentro do campus Marco Zero, tendo em vista a necessidade de minimizar os riscos e possíveis prejuízos causados por inundações, de forma técnica, ordenada e sustentável.

Esgotamento Sanitário

O eixo de sistema de esgotamento sanitário tem como objetivo diagnosticar as condições atuais do esgotamento sanitário do campus; elaborar o prognóstico do sistema de esgotamento sanitário com ênfase na sustentabilidade e estabelecer as ações a serem implantadas para os próximos anos.

Abastecimento de Água

O eixo de abastecimento de água tem como objetivo geral diagnosticar a situação atual do abastecimento de água no Campus e propor ações com viabilidade técnica, econômica e social e sustentável, que garantam o fornecimento de água em quantidade e qualidade satisfatórias para as demandas para os próximos anos.

Energia

O eixo de energia busca o levantamento, o diagnóstico e a proposta de diretrizes relacionadas ao uso e da geração de energia elétrica no campus. Visando eficientizar e melhorar a qualidade dos serviços elétricos no campus. Serão consideradas as diretrizes de Cidades Inteligentes mapeadas para o que se entende como Campus Inteligente.

Mobilidade Urbana

O eixo de mobilidade busca definir o conjunto de diretrizes pensadas para melhorar o deslocamento sustentável das pessoas no campus e seu entorno, garantido acessibilidade, segurança, eficiência, qualidade de vida, além inclusão social e preservação do meio ambiente.